Ambos os atletas venceram nesta tarde as provas do XCO (Cross Country Olímpico) em Congonhas e sacramentaram o título geral da competição nas super elites
Clique aqui para fazer download de fotos (Crédito: Ultrafotos ou no nome do arquivo)
A Copa Internacional de Mountain Bike concluiu neste domingo (28) mais um capítulo em sua história. Na 30ª temporada da competição, realizada de 1996 a 2025, a mineira Karen Olimpio e o paranaense Alex Malacarne conquistaram o troféu de campeões da CiMTB 2025 em suas categorias, Super Elite Feminina e Masculina, respectivamente. Para Karen, o resultado confirmou seu tricampeonato geral da competição. Já Alex Malacarne conquistou seu primeiro título no principal evento de mountain bike da América Latina.
Karen Olimpio confirmou que vive a sua melhor temporada na carreira. Além de fazer a dobradinha, vencendo o campeonato do XCC e o geral (XCC+XCO), Karen confirmou o título com cinco vitórias em seis corridas disputadas, somando 304 pontos. Ela venceu os três Short Track do ano e dois dos três Cross Country Olímpicos, em Carandaí e Congonhas. Sua principal concorrente pelo título foi Isabella Lacerda, com 253 pontos somados.
"Muito contente com mais um título da Copa Internacional. Desde pequena, quando corria na Júnior, eu assistia as meninas na Elite e sempre foi um sonho chegar lá. Agora, conquistando meu terceiro título geral na Super Elite e o quinto no total, com os dois troféus que tenho do XCC, com certeza estou bem feliz. A temporada foi desafiante, mas muito positiva. Foi a melhor preparação que fiz na minha carreira, o que me faz colher todos os frutos", enalteceu Karen.
Além das vitórias na etapa, Karen também garantiu a manutenção dos 70 pontos no ranking mundial, conquistados no Parque da Cachoeira, o que deve garantir que ela siga no Top 30 do ranking na próxima atualização (30/09/2025), tendo em vista que também já havia feito a dobradinha em 2024 na "Cidade dos Profetas".
"Ano que vem abre o Ciclo Olímpico e estou positiva para trabalhar mais firmemente, para representar o Brasil lá fora, além de correr as provas importantes no País", comentou Karen. "Estive aqui em Congonhas defendendo pontos do ano passado, para me manter bem no ranking UCI. Para o ano que vem, vou buscar subir posições e assim poder largar em posições melhores nas provas fora do Brasil, como Copa do Mundo e Mundial", finalizou a campeã.
Além de Karen Olimpio, o top 5 da categoria no dia teve ainda Isabella Lacerda, Agustina Apaza, Sabrina Silva e Luiza Cocuzzi. Completaram o pódio do XCO as ciclistas Gabriela Ferolla, Hercília Najara, Danielle Moraes, Marcela Lima e Jacksiane Polidorio. No top 5 da temporada, subiram no pódio ao lado de Karen e Isabella, as ciclistas Luiza Cocuzzi, Hercília Najara e Gabriela Ferolla.
Super Elite Masculina
Em uma disputa entre dois atletas da Specialized Racing BR, separados por apenas 3 pontos antes da prova final deste domingo, melhor para Alex Malacarne, que dominou a corrida do início ao fim. Além de vencer o XCO, Alex confirmou a conquista do seu primeiro título de campeão na Super Elite da CiMTB, somando 271 pontos. Enquanto o vice-campeonato ficou com seu companheiro de equipe, Gustavo Xavier, o segundo lugar do dia no XCO foi de Ulan Galinski.
Alex fez uma prova sólida, passando em primeiro em todas as voltas. No entanto, no fim da quarta volta, teve que trocar sua roda traseira, por ter seu pneu traseiro esvaziado. A distância que era boa para Ulan caiu para 17 segundos, porém coube a Alex ter calma para voltar a crescer na liderança volta a volta. No fim, venceu com o tempo de 1h23min22seg958, contra 1h24min41seg309. Gustavo foi o terceiro, seguido de Agustin Duran (ARG) e Sherman Trezza. O pódio do dia teve ainda Mario Couto, Ignacio Gallo (CHI), Nicolas Machado (4º geral) e Luiz Cocuzzi (3º geral), entre sexto e décimo lugares.
"Chego até a me arrepiar, quando paro para pensar que há 4, 5 anos atrás, quando eu era Júnior, eu olhava o pessoal da Elite e pensava que sensacional seria um dia conquistar o título de campeão da Copa Internacional, a principal prova do Brasil. Não cai a ficha quando a gente alcança. Anos atrás esse feito brilhava meus olhos, trazia muita motivação e esse ano eu consegui", avaliou Alex.
"Eu sempre digo que a gente consegue as coisas quando menos se espera, mas sabendo que você tem que querer muito. Mas, quanto mais relaxado, mais coisa a gente consegue. Visualizei muito esta conquista. Queria demais ser campeão. Agradeço pelo dia, pela oportunidade. E dou sempre o meu melhor. Consequentemente, se o melhor for ser campeão, então era pra ser. Fui campeão e isso não trouxe peso, apenas me diverti. Dei meu melhor, superei meus limites e me sagrei campeão", comemorou o vencedor.
Demais categorias femininas do XCO
Na Sub-23, Luiza Cocuzzi garantiu a dobradinha, vencendo a etapa e sagrando-se campeã. Já na Júnior, o título geral ficou com Angelina Santos, enquanto a vencedora da etapa foi Nina Carvalho. Na Sub-17, vitória e título nas mesmas mãos, de Hani Barbar, com o mesmo acontecendo na Sub-15, com título e vitória de Florencia Jesus, do Chile. Lívia Pellizzari também fez a dobradinha na Sub-12. Na Sub-40, vitória de Karim Marins e título de Leidiany Fontanella, na Sub-50 Marcia Santos fez a dobradinha, enquanto na Over-50 o mesmo para Monica Bernardes, que levou a vitória e o título.
Demais categorias masculinas do XCO
O XCO teve seu início no sábado (27), com as bikes elétricas e as categorias de base na bike convencional. Nas E-Bike, o campeão geral também foi o vencedor do dia: Weber Silva (Pró) e Henrique Fonseca (Máster). Já nas disputas de base, as combinações de vitória e título foram a seguinte: na Júnior, melhor para Miguel Volpini (campeão e vitória); na Sub-17, Gabriel Freitas (campeão) e Kaua Santos (vitória); na Sub-15, Matheus Ribeiro (campeão e vitória); e na Sub-12, Matheus Apolinário (campeão e vitória).
Já neste domingo, outras 12 categorias masculinas do XCO foram finalizadas. Na Sub-23, título e vitória de Eike Leôncio, o mesmo acontecendo com Vinicius Lacerda na Sub-30. Na Sub-35, dobradinha também para Welisson Fialho, enquanto na Sub-40 a vitória foi de Gelson Fernandes e o título de Leandro Batista. Na Sub-45, Sub-50, Sub-55, Sub-60 e Sub-65, dobradinhas de Claudio Altivo, Rubinho Valeriano, João Erildo Silva, José Carlos Mendes e Adalberto Gerez. Mesmo sem poder competir por conta de uma lesão, Dilermando de Fátima levou a Sub-70, enquanto na Over-70 Davi Raposo fez a dobradinha. Finalizando a modalidade, a Open XCO, que teve outra dobradinha, com Thiago Chaves.
Os campeões da Maratona
Ao todo, 15 categorias coroaram os campeões da Maratona, sendo eles: Tarcio Salesio na Expert (vitória de Guilherme Alves); Pedro Rosa na Cadete (vitória e título); Wesley Silva na Máster (vitória e título); Cláudio Júnior na Segurança Pública (vitória e título); Gleigson David na Peso Pesado (vitória e título); Nayane Manhães na Open Feminina (vitória de Angélica Oliveira); Leidiany Fontanella na Máster Feminina (vitória e título); Marcos Alexandre na E-Bike Young (vitória e título); Fabiano Batista na E-Bike Máster (vitória de Weber Silva); Laurianne Dias na E-Bike Feminina (vitória de Letícia Campagnoli); José Antônio Araújo na PCD (vitória e título); Thiago Mota na Hand-Bike; Jane Duarte e Guilherme Maciel na Dupla Mista (vitória e título): e por fim Roberto Carlos de Paula e Max Emiliano Ferreira na Dupla Masculina (vitória de Rodrigo Augusto e Daivyson Alves).
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário