sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Na Suécia, governo distribui bikes para quem está a fim de deixar o carro em casa

As bikes têm ganhado cada vez mais espaço no mundo, inclusive aqui no Brasil. Só em São Paulo são mais de 200 km de faixas dedicadas aos ciclistas. Isso incentiva muita gente a adotar esse meio de transporte e deixar o carro em casa. Mas não é o suficiente! A maior parte da população ainda tem medo e precisa de um pequeno empurrãozinho para testar a alternativa.

Pensando nisso, a cidade de Gothenburg, na Suécia, resolveu distribuir bicicletas para pessoas que mostram o interesse de deixar o carro em casa. O programa funciona assim: você promete que vai se esforçar para utilizar a bike pelo menos três vezes na semana e o governo te empresta a magrela por seis meses, para que a população consiga testar o transporte antes de investir nele — e, cá entre nós, é difícil testar e não adorar!
“Nós acreditamos que a bicicleta tem o potencial de atender as necessidades da maioria das pessoas”, conta Rickard Waern, o gerente do projeto, que contempla 36 pessoas de perfis variados, de estudantes a pais de filhos pequenos. O objetivo é mostrar para a população que é possível quebrar as barreiras e adotar a bike no dia a dia como principal meio de transporte.
“Não sabemos exatamente quanto tempo leva para esquecer hábitos antigos e estabelecer novos, mas seis meses é um bom período para criar um bom impacto e ter boas experiências”, acredita Rickard. Depois de aderir ao programa, os participantes podem ainda comprar a bicicleta com desconto. Isso que é incentivar o uso de magrelas na cidade, não?
Por
Em Mobilidade
Foto: Jacques Lebleu/Creative Commons
Fonte: Thegreenestpos