terça-feira, 22 de novembro de 2016

Atletas Shimano conquistam títulos da Copa Internacional de MTB em Congonhas (MG)


Mario Couto cruza linha de chegada (Thiago Lemos / CIMTB)
Investir nas categorias de base para ajudar no fomento do esporte. Um dos principais conceitos da Shimano esteve em destaque no final de semana, durante a decisão da CIMTB, em Congonhas. Se entre os atletas da elite, Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB), campeã do Desafio da Ladeira, e Mario Antonio Veríssimo (Oggi/Isapa/Shimano), campeão do Desafio e terceiro colocado da Maratona, obtiveram os melhores resultados para a Shimano, os mais jovens também deram show na prova. Enquanto Karen Olímpio (Oggi/Isapa/Shimano) conquistou o troféu da sub-23, Mario Couto (LM/Sense de MTB) e Bruna Elias (Specialized Racing BR) sagraram-se campeões de 2016 das categorias juniores.


Com nove pontos de vantagem para a segunda colocada no ranking, Karen Olímpio precisava de um segundo lugar na decisão para garantir o título. Assim, a atleta soube poupar-se e fez o resultado necessário. "Estou muito feliz, até agora a ficha não caiu. Consegui conquistar meu objetivo de ser campeã na CIMTB, sem estar nas condições ideais. Após vencer o Brasileiro, em julho, fiquei um tempo sem poder competir e só voltei a treinar há pouco mais de um mês e meio, porém sem fazer treinos específicos. No primeiro ano de sub-23 conquistar meu primeiro titulo brasileiro e ser campeã da Copa Internacional, é algo que me deixa muito emocionada e feliz", comemorou a mineira de Caxambu.

Na júnior masculina, o também mineiro Mario Couto, de Divinópolis, tinha 13 pontos para administrar em relação a Luiz Renato Borges (Oggi/Isapa/Shimano), seu principal rival. "Larguei de olho nos meus concorrentes e pedalei dentro do pelotão durante toda a prova, marcando bem o Luiz Renato em grande parte da corrida. Estou muito feliz porque a estratégia foi vitoriosa e consegui garantir o título para minha equipe LM/Sense de MTB. Agradeço aos meus patrocinadores, como a Shimano, pela estrutura e equipamentos, fundamentais para os resultados obtidos durante a temporada" declarou Mário, que terminou em segundo lugar a etapa final.

Entre os três campeões, a gaúcha Bruna Elias foi a única que garantiu o título com a vitória na Maratona, sem dar chances para suas rivais. "É difícil achar palavras para descrever o que estou sentindo. Treinei muito e me dediquei demais. Na última semana os treinamentos foram fortíssimos, só pensando no resultado final. Foram 40 km com mais de 1.000 metros de altimetria. Muitas subidas e barro, porque choveu bastante nos últimos dias. Cheguei sozinha, com quase doze minutos de vantagem para a segunda colocada. Sagrei-me campeã na júnior, uma categoria acima da minha, a juvenil", avaliou a ciclista de São Lourenço do Sul.

As elites - A decisão da Copa Internacional de MTB teve início na sexta-feira (18), quando os melhores atletas do País disputaram o Desafio da Ladeira. Na prova de abertura do evento, o domínio foi do Shimano Sports Team, com a dobradinha de Isabella Lacerda e Mario Antonio Veríssimo. Enquanto Mario Antonio completou os 700 metros e cerca de 100 metros de altimetria acumulada em 3min17, Isabella levou o título em 4min28. Daniel Grossi (Groove/Shimano), no segundo lugar, e Guilherme Muller (LM/Sense de MTB), em quinto, também subiram no pódio do Desafio, assim como Sofia Subtil (Audax/Shimano) no feminino, na quinta colocação. Sofia subiu no pódio outra vez na Maratona, garantindo a quarta colocação da super elite. Já Isabella sentiu-se mal no sábado (19) e não correu a prova final.
"A chuva deixou o circuito mais difícil. Na primeira bateria, consegui fechar em primeiro. Mudei a estratégia em relação à final no ano passado e consegui administrar bem a vitória na segunda largada", comemorou Mario Antonio. "Tirei forças de onde ninguém imagina. Pedalar nessas pedras é diferente, a gente faz força, mas parece que a bike não vai. Só estando em uma competição pra saber como você consegue ser forte quando se está no limite", afirmou Isabella, atleta que tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2, mostrando que a tecnologia eletrônica de mudança de marchas chegou ao mountain bike para ficar, ao estabelecer uma nova referência para o esporte de alta performance.

Suporte Neutro Shimano no MTB e no Triathlon - Presente nos principais eventos realizados no Brasil e no mundo quando o assunto é ciclismo, o Suporte Neutro da Shimano foi realizado na Copa Internacional de MTB, em Congonhas, etapa com 1.500 atletas inscritos. O serviço oferece auxílio aos ciclistas antes e durante as provas, independentemente dos produtos que estes usem em suas bicicletas. O Suporte Neutro também esteve em ação, no final de semana, no Ironman Fortaleza, para os 800 triatletas participantes do evento.
Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007, em São Paulo.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil