terça-feira, 20 de agosto de 2019

Mundo das bicicletas invade o Memorial da América Latina nesta semana

Com entrada gratuita, Shimano Fest é ótima opção de passeio para a família em São Paulo. Evento deve receber 39 mil pessoas, entre quinta e domingo, com diversas atrações para todos os públicos


Fotos:Gilberto Araujo e Filpe Mota

São Paulo, agosto de 2019 – Quem curte pedalar uma bicicleta, quer aprender mais sobre as novidades das duas rodas ou apenas procura se divertir em um local com inúmeras atrações, já tem lugar certo: o Memorial da América Latina em São Paulo, que recebe nesta semana, de 22 a 25 de agosto, a décima edição do maior festival de bicicleta da América Latina, o Shimano Fest. Um evento gratuito que celebra a saúde, bem estar, esporte e mobilidade, envolvendo um dos principais atores atuais das grandes cidades: a bicicleta.


“O festival foi criado para encantar pessoas de todas as idades e fomentar cada vez mais a cultura do pedal. Colocamos a bicicleta como ponto principal de um grande festival que reúne os principais assuntos em debate no mundo atual: qualidade de vida, novas formas de ver e viver a cidade, cultura outdoor e sustentabilidade”, comenta Rogério Tancredi, gerente de marketing e comercial da Shimano Latin America.

Os dois primeiros dias (22 e 23/8) serão dedicados aos profissionais do mercado que terão a grande oportunidade de conhecer em primeira mão as tendências do setor de bicicletas e os lançamentos de mais de 200 marcas, desde fabricantes e montadores, até importadores e distribuidores. Uma excelente plataforma para fazer negócios, conhecer as novidades, fazer comparativos, testar produtos e, o melhor, tudo no mesmo lugar e ao mesmo tempo. A expectativa é que mais de 5.400 lojistas compareçam ao evento nestes dias.

No final de semana (24 e 25/8), o festival será gratuito e aberto ao público proporcionando diversas atrações distribuídas em sete arenas e espalhadas ao longo dos 22 mil metros quadrados do Memorial da América Latina, com acesso pelo PORTÃO 12. Entre as diversas opções de lazer e entretenimentoestão: apresentações de bandas, DJs, arena com atividades exclusivas para as crianças, pista para testar as bicicletas mais novas do mercado e uma área de exposição com a presença das principais marcas do segmento da bicicleta, em uma feira gigante para conhecer as novidades e fazer compras. Haverá também tendas montadas para debates e palestras no Espaço Mulher e na Arena de Mobilidade & Sustentabilidade. O público ainda poderá se deliciar com o desempenho de ciclistas profissionais em competições de velocidade e em demonstrações de habilidade, com manobras e saltos em rampas.


“É uma grande festa para toda a família, das crianças aos idosos, indo dos mais esportistas até os menos experientes, com muita diversão e informação. Nosso objetivo é difundir a cultura da bicicleta, levando os benefícios e prazeres de pedalar para um maior número de pessoas, em um ambiente tranquilo e descontraído”, completa Tancredi.

Para a décima edição do Shimano Fest, são esperadas 39 mil pessoas que, além de curtir o mundo da bike, terão a disposição uma completa infraestrutura montada para atender as mais diversas tribos, como a praça de alimentação com mais de 22 opções de Food Trucks e Food Bikes, além de um bicicletário com capacidade para cerca de 1.000 bicicletas. A entrada é gratuita e a organização pede a contribuição de 1 kg de alimento não perecível que será destinado para instituições assistenciais, como a Casa da Prece de Chico Xavier.

Confira o detalhe de cada uma das atrações e a programação:

·         Pista Test Ride
·         Arena Kids
·         Arena Radical
·         Bike Competition
·         Bike Show
·         Espaço Mulher
·         Arena Mobilidade & Sustentabilidade
·         Arena Expo e Arena Trend
·         Passeio Ciclístico

desplegable (1)-01

Pista Test Ride (todos dos dias)

Aberta nos quatro dias do Shimano Fest, a pista de testes é uma das atividades mais procuradas do Festival.  Em dois percursos montados exclusivamente para o evento, um para MTB e outro para urbanas, os visitantes poderão testar as bicicletas mais novas do mercado, desde as Mountain Bikes de alta performance às urbanas, passando pelas de estrada e as elétricas. O interessado poderá testar quantas bikes desejar. A expectativa para este ano é chegar 7.000 testes com mais de 40 marcas de bicicletas. O horário de funcionamento é das 10h às 17h nos três primeiros dias e no domingo, das 10h às 16h. O interessado deverá se cadastrar antecipadamente através do link: https://www.sympla.com.br/test-ride--shimano-fest-2019__616765


Shimano Fest 2018 - Foto_filipe_mota_0188_

Arena Kids (24 e 25/8)

A nova geração de ciclistas pode se deliciar nos desafios da Arena Kids, um espaço dedicado para as crianças, desde aquelas que ainda não sabem pedalar até os menores “experientes”, que poderão testar todas as suas habilidades em circuitos com rampas. As atividades serão coordenadas pela SP Hawks Eventos Esportivos e a ONG Criança Segura.

No Tira Rodinha, profissionais especializados, utilizando-se de técnicas e muito conhecimento prático, conduzem as crianças nas primeiras pedaladas sem as rodinhas em um pequeno circuito plano e seguro. O Pump Track é um circuito que simula uma pista de BMX com rampas, elevações e saltos, onde a criançada mais expert começa a pedalar e depois segue apenas no embalo, ótimo exercício para desenvolver equilíbrio e reflexos. Já na tenda de atividades, a ONG Criança Segura promove diversas atividades com os baixinhos, como os painéis para desenho e quebra-cabeça que reforçarão de forma lúdica a importância do uso do capacete e outros itens de segurança, além de painel de fotos abordando o tema de mobilidade. Todas acontecem no sábado e domingo, gratuitas e realizadas dentro da tenda montada na Arena Kids. Haverá ainda um sorteio de uma bike aro 20 (perfil de 6 a 9 anos) para as crianças que participarem das atividades.

No sábado e no domingo, às 15h, acontece o Desafio Sem Corrente - provas divertidas com bicicletas sem corrente que envolvem crianças, jovens e até adultos. Como não é possível pedalar, é preciso utilizar os próprios pés para completar a volta na pista, que ainda tem pequenas rampas para embalar as bicicletas. O desafio é aberto e as inscrições acontecem na Arena Kids com a equipe da ONG Criança Segura. E domingo, às 14h, é a vez do Desafio Balance Bike, um circuito com bicicletas sem pedal, uma nova tendência para os pequenos que ainda estão aprendendo a pedalar, desenvolvendo a noção de equilíbrio sobre o selim.

Gilberto Araújo 9018Shimano Fest - Arena Kids - André Crispim

Arena Radical (24 e 25/8)

Este é um espaço que provoca no público diversas emoções. Os visitantes poderão assistir atletas profissionais de BMX e Skate realizarem manobras em alta velocidade e adrenalina, como saltos, aéreos back Flip, testando suas principais habilidades. Confira a programação abaixo:

cid:image006.png@01D55739.B2D98590


Bike Competition (24/8)

Tradição do Shimano Fest, o desafio Shimano Short Track de MTB reunirá os principais nomes brasileiros da modalidade. Serão cerca de 200 atletas federados competindo dentro do Memorial da América Latina, um espaço que permitirá ao visitante acompanhar todos os detalhes da prova, da largada até a chegada, torcendo bem de perto em cada ultrapassagem.

A competição acontecerá no sábado, 24/8, em um circuito com um quilômetro de extensão, desenvolvido pelo supercampeão de mountain bike e organizador de provas Marcio Ravelli. O percurso contemplará obstáculos como troncos, raízes e rampas.

Às 10h30, começarão as tomadas de tempo com largadas individuais que darão 40 vagas para os melhores no cronômetro em cada categoria. A partir das 12h30, os classificados da manhã competirão em duas baterias por categoria para determinar os 10 primeiros atletas de cada etapa que, independente do tempo, passarão para a última fase. As finais serão disputadas a partir das 15h, em provas de 20 minutos + 2 voltas. A premiação acontecerá logo após a prova masculina.

Fernando Siqueira1130Fernando Siqueira1151

Bike Show

O movimento natural proporcionado pelos embalos de uma música tem sinergia bem próxima com as pedaladas dadas em cima de uma bike. E é por isso que muito som de qualidade está confirmado no palco especialmente montado no Memorial da América Latina para o Shimano Fest. Confira abaixo a programação de shows gratuitos do Palco By Cervejaria Tarantino:

No sábado (24/8), o Remove Silence, banda de rock formada em 2007 e pré-indicada em 2011 ao Grammy Usa nas categorias Best Rock Album com Fade e Best Hard Rock Performance com a música Pressure, abre as apresentações do Shimano Fest. Com o primeiro álbum de músicas originais lançado em 2010 nos USA, Canadá e México, o grupo foi indicado como ‘Banda Revelação de Rock’ pelas principais revistas especializadas do Brasil.

Na sequência, às 14h, entra no palco O Porto Banda, que já abriu shows de conjuntos relevantes, como Aborto Elétrico e levará ao Festival influências nítidas do rock dos anos 70 e 80. Às 16h, é a vez da Illusion Guns N’ Roses Tribute Band que tocará os grandes sucessos de uma das bandas mais famosas dos anos 80 e 90: o Guns N’ Roses. Seus integrantes sobem ao palco com trajes iguais ao do grupo do vocalista Axl Rose.

No domingo (25/8), logo pela manhã, às 10h30, haverá apresentação do grupo de tambores japoneses Taiko Kiendaiko. Às 12h30, logo após a chegadas dos Passeios Ciclísticos da Santuu e do ABC Ciclista, a jornalista, ciclista e DJ Erika Sallum pilotará diversas mixagens ao lado do DJ Benjamim Sallum(Mamba Negra e My Girlfriend). Às 14h30, os integrantes da AbandOnada trarão novos timbres, improviso e entrosamento de repertórios como Miles Davis, Charlie Parker, Jimi Hendrix e Jimmy Page.


Espaço Mulher

E não só de performance vive o apaixonado por bicicletas, a informação se fará presente. No Espaço Mulher serão abordados os impactos e benefícios do esporte  nos mais variados aspectos, da alimentação à preparação física, passando pelo controle de doenças e oportunidade de negócios, tudo sobre a ótica feminina.

As alterações que acontecem no corpo durante o exercício, nutrição para treinos e provas, impacto na saúde genital feminina e a alimentação equilibrada são alguns dos temas que serão apresentados no Espaço.

Quem participar das palestras concorrerá a vouchers de descontos de aplicativo de delivery de beleza e a aulas em estúdio de ciclismo indoor, além de receber kits das empresas apoiadoras.

Muito além do debate - esse ano, o Espaço contará com uma área de Crossfit onde serão realizadas aulas gratuitas, ministradas por academias, com vagas limitadas. Haverá ainda “Quick Massagens”, maquiadoras e manicure express.

Confira a programação:

2-cronogramas-100x170-web

Arena Mobilidade & Sustentabilidade

E o Festival da Bicicleta não poderia deixar de falar de temas que estão na sua essência. A Arena Mobilidade & Sustentabilidade, oferecida pelo Eureka Coworking em parceria com a CET, terá debate, apresentações e discussões em torno da cultura, o mercado e o segmento da bicicleta, mostrando os caminhos para um Brasil mais amigo da Bike e do Meio Ambiente.

Com início às 11h, tanto no sábado (24) quanto no domingo (25), os painéis de discussão têm como objetivo engajar, informar e unir ciclistas, profissionais do setor, profissionais da mobilidade, sustentabilidade, ambientalistas e pessoas interessadas. As ciclovias, a saúde urbana, a experiência digital, e evolução da bike em outras grandes cidades no mundo, são alguns dos temas que passarão pela arena. 

Entre os palestrantes confirmados estão o médico e pesquisador USP, Dr. Paulo Saldiva, a jornalista, cicloativista e editora do Portal Bike é Legal, Renata Falzoni, o Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Ramalho, a Organização Criança Segura (OSCIP) e o Biólogo e coordenador do Legado das Águas, William Mendes.

Leilão de pintura – o ciclista, artista “muralista” de renome internacional, Apolo Torres, fará uma pintura durante os debates da Arena Mobilidade no domingo. Às 14h do dia 25, com a presença no palco das crianças do Lar Nossa Senhora, o painel será exposto e leiloado entre os participantes do Festival.

O Legado das Águas (Grupo Votorantin), maior reserva privada de Mata Atlântica do País, apresentará os atrativos de ecoturismo, com destaque para a mais nova rota de mountain bike com cerca de 40 quilômetros em meio à floresta. O Legado inclusive terá a responsabilidade do gerenciamento do lixo e resíduos que serão produzidos pelo evento.

A Shimano entende que um Brasil melhor será feito com a participação de todos. Por isso, fez uma parceria com o Instituto OMP e, por meio do projeto “Árvore Generosa”, doará 5 mil mudas de plantas a projetos e eventos que tenham como estratégia de atuação social e educação ambiental e aos visitantes do Shimano Fest.

Confira a programação completa da Arena Mobilidade & Sustentabilidade:

Sábado (24/8)
·         11h – Debate CET Mobilidade & Ciclovias
·         12h – J. Ramalho – Movimento Maio Amarelo e Projeto da Secretaria de Turismo SP
·         13h – Dr. Paulo Saldiva – Mobilidade ativa e saúde urbana
·         14h – Cyclia – Nova experiência digital para ciclistas
·         14h30 – Palestra Eureka
·         16h – Nadia Aguiar – Polo Industrial da Bicicleta e Realidade da Cidade de Manaus
·         17h – Renata Falzoni – Afuá
·         18h – Lívia Suarez – La Frida Bike
·         18h30 – Carla Storino – Magrelas na Telona
·         20h – encerramento do 1º dia

Domingo (25/8)
·         11h – ONG Criança Segura – debate com Gisele Gasparotto e Fabio Nitschke
·         12h – Legado das Águas – Ciclismo na Mata Atlântica
·         13h – Mixirica – a 1ª RAAM a gente nunca esquece
·         14h – Leilão Beneficente: Painel by Apolo Torres
·         14h30 – Suzana Nogueira: O impacto das ciclovias nas cidades
·         15h – Cultura da Bike e evolução dessa indústria em Taiwan – Luciana IE
·         16h – Encerramento do 2º Dia

Luciano Milano 0889

Área Expo e Área Trends

Quem for ao Shimano Fest não pode deixar de visitar a Arena Expo. É lá que as grandes marcas do segmento do esporte e da bicicleta, entre fabricantes, montadores, importadores e distribuidores se reúnem para apresentar seus produtos e principais lançamentos da linha 2020.

Marcas como Ciclo Cairu, Cadence Bikes, Caloi, Cannondale, Corratec, FKS, Groove Bikes, GT Bicycles, GTSM1, Nathor, OGGI, Pedalla Bikes, Schwinn, Sense Bike, Soul Cycles, TSW Bike e WRP Bikes. Entre eles estão lojistas, distribuidores de peças e equipamentos, importadores, locadoras e montadoras de e-bikes.

Também é possível visitar os stands de empresas de vestuário, como camisas, jerseys de ciclismo, luvas, meias e sapatilhas; de acessórios como óculos, capacetes, garrafinhas, mochilas e bolsas; de racks e suportes para carros, cadeirinhas, bagageiros, ferramentas, cadeados, entre outros. Há ainda empresas de tecnologia e as especializadas em rolos de ciclismo. 

Para este ano, a novidade é a Área Trends, um espaço que democratizou ainda mais o evento, trazendo pequenas montadoras, strartups, framebuilders - construtores de bicicletas sob medida - lojistas e outras empresas que queiram comercializar seus produtos no varejo.


Passeio Ciclístico

Que tal unir o útil ao agradável e ir pedalando ao Shimano Fest? No domingo (25), haverá um passeio ciclístico que sairá às 9h do Parque das Bicicletas (Alameda Iraé, 35 – Moema - São Paulo) em direção ao Memorial da América Latina: o 2º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu. Aberto a todos, dos iniciantes aos profissionais, das crianças aos idosos, o trajeto terá 10 km de extensão em vias largas, planas e arborizadas. Para se inscrever acesse https://www.sympla.com.br/passeiociclisticoshimanofestsantuu, até 23/08/2019.



Localização

A Avenida Auro Soares de Moura Andrade, porta do Memorial da América Latina, tem uma localização central, que facilita a chegada de todos os públicos da cidade. Com acesso cicloviário, o local também fica ao lado da Estação do Metrô Palmeiras Barra Funda, na linha vermelha, ligação entre as zonas oeste e leste de São Paulo. O acesso ao evento é pelo PORTÃO 12.



Serviço
Shimano Fest 2019
Data: 22 a 25 de agosto de 2019
Horários:
- Quinta-feira (22/8): exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h às 20h.
- Sexta-feira (23/8): exclusivo para imprensa, lojistas e profissionais do setor – 10h ás 20h.
- Sábado (24/8): Festival aberto ao público – 10h às 20h.
- Domingo (25/8): Festival aberto ao público – 10h às 17h.

Local: Memorial da América Latina – Acesso pelo PORTÃO 12
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda – São Paulo (SP)
Entrada: Gratuita – a organização pede a contribuição de 1 kg de alimento não perecível que será destinado para instituições assistenciais, como a Casa da Prece de Chico Xavier.


Credenciamento Imprensa – o credenciamento para jornalistas e veículos de comunicação interessados em cobrir a 10ª edição do maior festival de bicicleta da América Latina está aberto. A solicitação deverá ser feita pelo e-mail shimano@gwa.com.br informando: nome do jornalista, nome do veículo, cargo, estado, cidade, datas de cobertura, telefone celular e e-mail.

O evento ocorrerá no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre 22 e 25 de agosto. Os dois primeiros dias (22 e 23/8) serão dedicados aos profissionais do mercado e negociações B2B. No final de semana, (24 e 25/8) o festival será gratuito e aberto ao público.

Mais informações:
Twitter:@shimanobrasil - https://twitter.com/shimanobrasil 
Instagram: @shimanofest - https://www.instagram.com/shimanofest/