segunda-feira, 28 de março de 2022

ABRACICLO ASSINA TERMO DE COMPROMISSO COM O PNATRANS PARA REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO

Meta do PNATRANS é reduzir pela metade o número de mortes e lesões de trânsito até 2028.


Magnelson Carlos de Souza (presidente da Feneauto), Frederico de Moura Carneiro (secretário Nacional do Trânsito/Senatran) e

Marcos Fermanian (presidente da Abraciclo) na solenidade de assinatura do termo de compromisso

Link para download das fotos: https://we.tl/t-tgGNpPcWba

Crédito das fotos: Danilo Ramos

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo firmou parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), em apoio ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), do Governo Federal, que prevê ações voltadas à redução em 50% do número de mortes e lesões no trânsito dentro de um período de 10 anos. O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da associação, Marcos Fermanian, e pelo secretário Nacional de Trânsito (SENATRAN), Frederico de Moura Carneiro, na sexta-feira (25 de março).

Criado em 2018, o plano parte do princípio de que o erro humano pode ser inevitável, mas as mortes e ferimentos graves no trânsito não. Com base nisso, órgãos governamentais e de trânsito, universidades, organizações sociais e associações do setor produtivo estudam e propõem ações para garantir mais segurança a todos.

“Faz parte da missão da Abraciclo atuar na conscientização e respeito às leis de trânsito e da manutenção preventiva para evitar acidentes. Com essa parceria, daremos continuidade ao trabalho já realizado junto a todas as esferas do governo para contribuir com a melhoria da segurança veicular e do tráfego nas cidades”, afirma Marcos Fermanian.

Ao longo dos anos, a Abraciclo tem contribuído com as Câmaras Temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que reúnem especialistas para estudar, analisar, sugerir propostas e subsidiar os órgãos de trânsito para dar embasamento às suas resoluções. Como exemplo, os especialistas da associação participaram de debates que regulamentaram as bicicletas elétricas e itens de segurança de veículos de duas rodas, como sistema de iluminação, espelhos retrovisores e sistemas de frenagem (ABS e CBS), entre outros.

Além disso, em conjunto com a Associação de Engenharia Automotiva (AEA), desenvolveu novos regulamentos de segurança para motocicletas, já harmonizados globalmente e em avaliação pela SENATRAN. “O Brasil é o único país da América Latina que atende à legislação internacional, aplicada aos principais mercados mundiais”, explica Fermanian.

Compromisso com a sociedade

A Abraciclo promove, de forma contínua, ações de conscientização junto à população sobre a necessidade do respeito à legislação e adoção de atitudes que previnam acidentes e promovam a paz no trânsito. Exemplo disso são o MotoCheck-Up, as Blitzes e Palestras Educativas que, juntos, já atenderam mais de 60 mil pessoas. Além da produção de uma série de materiais sobre Segurança, como cartilhas, folders, estudos, estatísticas, entre outros.

Para ampliar ainda mais suas mensagens, a associação também realiza uma série de campanhas no meio digital. No ano passado, o filme #SalveEntregador, que ressaltava a importância do respeito e responsabilidade para promover mais segurança no trânsito, teve como personagens um entregador em sua motocicleta e uma entregadora em sua bicicleta percorrendo as ruas de São Paulo.  Com mais de 260 mil visualizações no YouTube, a campanha realizada no Maio Amarelo também foi veiculada no aplicativo iFood.

Em 2020, a campanha da Semana Nacional do Trânsito reforçou a importância da gentileza no trânsito como agente transformador. Além do filme, um hotsite sobre segurança foi criado: http://www.abraciclo.com.br/site/seguranca/.

Parcerias com órgãos de trânsito também fazem parte da estratégia da Abraciclo na promoção de um trânsito mais seguro. Em setembro de 2021, durante a Semana Nacional do Trânsito, a Abraciclo participou do Pitstop Salva Vidas, na capital paulista, e apoiou diversas ações educativas, em Manaus (AM). Os eventos foram realizados pelos DETRANs locais. Em São Paulo, foi destinado para os motofretistas que assistiram a palestras sobre pilotagem defensiva, segurança, legislação e cuidados com a manutenção, entre outros temas. Já em Manaus, apoiou ações como blitze educativa, desafio intermodal e o Fórum de Trânsito do Amazonas.

Pedalar com segurança

Pensando na segurança de quem pedala, a Abraciclo elaborou o Guia do Ciclista Seguro. Produzido em parceria com o Instituto Ciclo BR, o material traz uma série de dicas de como pedalar com segurança nas grandes cidades, o que deve ser checado antes de sair com a bicicleta, como circular em vias com ou sem infraestrutura cicloviária, os cuidados que devem ser observados nos passeios com as crianças, além de fornecer dicas de como sair de situações de risco. Para ter acesso à versão completa do Guia do Ciclista Seguro, basta clicar aqui.

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

Nenhum comentário: