terça-feira, 15 de março de 2022

Indústria de Bicicletas tem o Melhor Primeiro Bimestre desde 2013

 Com 125 mil unidades, setor registra alta de 10,7% na comparação com o mesmo período do ano passado


Com 125.149 bicicletas produzidas, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM registraram crescimento de 10,7% na comparação com o mesmo período do ano passado (113.059 unidades). De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, esse foi o melhor resultado para os dois primeiros meses do ano desde 2013, quando 127.028 unidades saíram das linhas de montagem.

        Na avaliação do vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, o resultado demonstra a força da indústria nacional. “Estamos retomando o ritmo de crescimento do período pré-pandemia”. De acordo com Gazola, apesar de ainda ser impactada com a falta de componentes, as fabricantes estão conseguindo manter o ritmo de produção. “Estudamos bem toda a cadeia logística para minimizarmos a falta de insumos. Com essa estratégia, estamos retomando a capacidade de produção das fábricas e, aos poucos, vamos equilibrar a oferta e a demanda por bicicletas”, completa.

Segundo Gazola, a procura por bicicletas deve continuar alta. “O brasileiro descobre, cada vez mais, as vantagens da bicicleta. Antes a bicicleta era apenas uma opção de lazer. Hoje pedalar representa uma alternativa de transporte seguro e uma vida mais saudável. Além disso, a bicicleta também passou a ser instrumento de trabalho para os profissionais que atuam nos serviços de logística e entrega”.

No resultado mensal foram fabricadas 63.712 bicicletas em fevereiro, o que corresponde a uma alta de 3,7% na comparação com janeiro (61.437 unidades), e de 13,6% em relação ao mesmo mês de 2021 (56.078 bicicletas).

 

Produção por categoria

A categoria mais produzida no primeiro bimestre foi a Moutain Bike (MTB), com 77.286 unidades e 61,8% do volume total. “Essa é categoria preferida dos brasileiros por permitir ao ciclista pedalar no asfalto da cidade ou em pisos irregulares. É uma bicicleta equipada com suspensões e maior número de marchas, entre outros itens que garantem mais desempenho e conforto”, explica Gazola.

Na sequência do ranking, vieram a Urbana/Lazer (38.091 unidades e 30,4% da fabricação) e a Infanto-Juvenil (5.008 unidades e 4%).

No levantamento da produção mensal, as posições foram mantidas: MTB (38.584 unidades e 60,6% do volume total produzido), Urbana/Lazer (21.718 unidades e 34,1%) e Infanto-Juvenil (1.900 e 3%). Confira o ranking de fevereiro:

 

PRODUÇÃO DE BICICLETAS NO PIM

 

JANEIRO 2021

DEZEMBRO/2021

JANEIRO 2022

 

 

CATEGORIA

A

PARTICIPAÇÃO

B

PARTICIPAÇÃO

C

PARTICIPAÇÃO

C/A

C/B

MTB

29.573

52,7%

38.702

63,0%

38.584

60,6%

30,5%

-0,3%

Urbana/Lazer

17.479

31,2%

16.373

26,7%

21.718

34,1%

24,3%

32,6%

Elétrica

1.436

2,6%

1.491

2,4%

612

1,0%

-57,4%

-59,0%

Estrada

615

1,1%

1.763

2,9%

898

1,4%

46,0%

-49,1%

Infanto-Juvenil

6.975

12,4%

3.108

5,1%

1.900

3,0%

-72,8%

-38,9%

TOTAL

56.078

100,0%

61.437

100,0%

63.712

100,0%

13,6%

3,7%

Fonte: Associadas Abraciclo

 

Exportações

O volume de bicicletas exportadas mais que dobrou no primeiro bimestre. Foram 4.071 bicicletas comercializadas no exterior, o que corresponde a uma alta de 128,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (1.783 unidades).

De acordo com dados do portal Comex Stat, que apura os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os países do Mercosul foram os principais destinos: Paraguai (3.277 unidades e 80,5% das exportações), Bolívia (430 bicicletas e 10,6%) e Uruguai (220 unidades e 5,4%).

Em fevereiro, os embarques para o mercado externo totalizaram 1.945 bicicletas, o que corresponde a uma retração de 8,5% na comparação com janeiro (2.126 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 9,1% (1.782 bicicletas).

        Os principais mercados foram o Paraguai (1.512 unidades e 77,7% das exportações) e a Bolívia (430 bicicletas e 22,1%).

 

Frases – Cyro Gazola

Vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo

 

“A indústria de bicicletas está retomando o ritmo de crescimento do período pré-pandemia, graças a um planejamento bem elaborado para manter o abastecimento de peças e componentes nas linhas de produção. Estudamos bem toda a cadeia logística para minimizarmos a falta de insumos. Com essa estratégia, estamos retomando a capacidade de produção das fábricas e, aos poucos, vamos equilibrar a oferta e a demanda por bicicletas.”

 

“O brasileiro descobre, cada vez mais, as vantagens da bicicleta. Antes a bicicleta era apenas uma opção de lazer. Hoje pedalar representa uma alternativa de transporte seguro e uma vida mais saudável. Além disso, a bicicleta também passou a ser instrumento de trabalho para os profissionais que atuam nos serviços de logística e entrega”.

 

“A Mountain Bike é a categoria preferida dos brasileiros por permitir ao ciclista pedalar no asfalto da cidade ou em pisos irregulares. É uma bicicleta equipada com suspensões e maior número de marchas, entre outros itens que garantem mais desempenho e conforto.”

 

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 45 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o fomento e o desenvolvimento do setor, por meio de ações que visem a mobilidade, a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 14 mil empregos diretos em Manaus/AM.

 

 

 

MOTOCICLETAS*

BICICLETAS*

Frota nacional: acima de 30 milhões
de unidades

Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades

Produção anual: 1,2 milhão de unidades

Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**

6º maior produtor mundial

4º maior produtor mundial


(*) Dados até fevereiro de 2022.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.


Para mais informações acesse o site

 

        www.abraciclo.com.br

 

 

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